Semente de Chia: 10 motivos para você comê-la!

By | 1 de julho de 2015

Origem da Semente de Chia

chia, também conhecida como Salvia Hispanica, é uma planta da família das lamiáceas, cuja semente é considerada, para muitos nutricionistas, um “superalimento”.  Não é de hoje que o seu consumo ocorre. Aliás, a semente de chia sempre foi utilizada como alimento pelas civilizações da América Central, principalmente a Asteca.

Chia

Semente de chia

semente de chia, contudo, só obteve fama recentemente, quando se descobriu que ela pode favorecer ao emagrecimento, além dos inúmeros benefícios que traz ao organismo.

Os 10 benefícios da Semente de Chia

1) Auxilia no emagrecimento:

Esse é um dos principais motivos pelo qual a semente de chia se tornou famosa. A razão para o emagrecimento daquele que a consome ocorre em virtude da sensação de saciedade que a chia provoca. Essa sensação se dá pelo fato de que as fibras das sementes de chia possuem grande capacidade de absorção de água, transformando-se em um gel e causando a dilatação do estomago. Tal reação causa a saciedade da pessoa e, consequentemente, diminui o apetite. Mais do que isso, a semente de chia pode auxiliar no combate ao acúmulo de gordura localizada.

beach-wear

2) Ação antioxidante:

A semente de chia apresenta propriedades antioxidantes capazes de combater a ação dos radicais livre que levam ao envelhecimento precoce.

3) Controle do diabetes:

As fibras da semente tornam mais lenta a absorção dos açúcares pelo intestino, mantendo a taxa de glicemia controlada.

4) Ação Anti-inflamatória:  

Esta ação anti-inflamatória decorre, principalmente, da existência do ômega 3 na semente de chia.

5) Redução do risco de doenças cardiovasculares:

A semente de chia melhora a sensibilidade à insulina, reduzindo a gordura visceral e contribuindo para a diminuição dos riscos de doenças cardiovasculares.

6) Combate a constipação: 

A grande quantidade de fibras presentes na semente contribui significativamente para a boa saúde intestinal.

7) Auxilia a memória:

Devido a presença do ômega 3, importante componente da estrutura das células nervosas, a semente de chia auxilia na melhoria da memória daquele que a consome.

8) Auxilia a recuperação muscular:

Tendo em vista a grande quantidade de vitaminas e a presença de proteínas, a semente de chia contribui para a recuperação muscular de atletas no pós-treino.

9) Regula o colesterol:

A presença de ômega 3 na semente reduz o colesterol ruim (LDL) e aumenta o colesterol bom (HDL). Além disso, essa gordura tem a propriedade de baixar as triglicérides na corrente sanguínea.

10) Efeito anticelulite:

Com o ômega 3 e o ômega 6 presentes em sua propriedade, a chia tem ação anti-inflamatória, o que contribui para a redução da celulite.

beach-wear

Como comer a Semente de Chia

Há algumas formas de introduzir a semente de chia no cardápio do dia a dia.

1) Em grãos:

Neste caso, pode-se incluir em sopas, bebidas, vitaminas, iogurtes, frutas, ou, até mesmo, em sucos ou águas.

Muita gente come a chia misturada com água 30min/1h antes do almoço. A bebida ajuda a reduzir a fome e você comerá menos! Outra maneira de comê-la é transformar a semente em gel. Deixe uma colher de sopa da semente de molho em, mais ou menos, 60 ml de água. Aguarde 30 minutos e pode consumi-lo.

2) Óleo:

Atualmente, pode-se encontrar a chia em forma de cápsulas. Trata-se de uma forma fácil de consumi-la para quem não tem tempo para prepará-la com outros alimentos. Caso esteja interessado, indico um bom site, com um preço acessível, para comprar o óleo de chia, basta clicar aqui.

Uma observação importante: Não se deve ultrapassar a quantidade diária de 2 colheres de sopa por dia. A chia, apesar dos inúmeros benefícios, é bastante calórica, por esta razão não deve ser consumida em excesso.  

Como EU inseri a Semente de Chia na minha Dieta

Particularmente, eu como semente de chia 2x ao dia, uma no café da manhã e outra no lanche da tarde. No café da manhã, faço uma vitamina de leite com banana (aproximadamente, 200 ml de leite e 1 banana) e acrescento 1 colher de sopa de chia. No lanche da tarde, acrescento 1 colher de sopa de chia ao iogurte 0% gordura.  

Onde comprar a Semente de Chia

Normalmente, a semente de chia pode ser encontrada em lojas de produtos naturais. Como já falei, ela poderá ser comprada em forma de grãos, óleo ou farinha. Eu costumo comprá-la na loja Natue , sempre tem bons preços por lá!!!

Receitas com Semente de Chia

Neste vídeo, você pode encontrar algumas receitas feitas com semente de chia. Espero que gostem!

 

RECADO IMPORTANTE – UMA RARA RECOMENDAÇÃO

Antes de terminar este post, não poderia deixar de falar algo muito importante que você deve considerar em sua vida: faça exercícios regularmente! 

Caso não tenha muito tempo sobrando, vale muito a pena você dar uma olhada neste treinamento: Sistema Queima de 48 horas!

Por que indico ele?

Por TRÊS motivos:

1) Os exercícios lá explicados trazem EXCELENTES RESULTADOS para o seu corpo e para sua saúde;

2) Você pode fazer esses exercícios EM CASA e EM POUQUÍSSIMO TEMPO (entre 5min/15min);

3) O criador desse programa é, simplesmente, um EXPERT na matéria;

Se você se interessou e quer saber mais sobre esse treinamento, clique aqui e veja a matéria que fiz sobre ele.

Até mais!

beach-wear

NÃO DEIXE DE VER: LINHAÇA DOURADA – EMAGRECIMENTO E SAÚDE


Quer receber CONTEÚDOS EXCLUSIVOS de nosso site e ainda ganhar um E-BOOK GRÁTIS com as técnicas que me ajudaram a emagrecer 14kg em 56 dias?

CLIQUE AQUI, se inscreva em nossa lista de membro VIP e não perca nenhuma novidade sobre nosso site!

Deixe uma resposta