Spirulina – O Alimento Mais Completo do Planeta

By | 10 de novembro de 2016

SpirulinaCada vez mais tenho sido perguntado sobre os benefícios de se incluir microalgas em nossa alimentação. São inúmeras pessoas falando sobre a capacidade nutritiva que elas possuem e oor conta disso, resolvi escrever esse tópico aqui no nosso blog. A princípio, irei descorrer sobre a mais famosas delas: a SPIRULINA e em um outro artigo eu falarei sobre a Clorela.

Por que Consumir Spirulina?

Dentre tantos superalimentos que os pesquisadores estão descobrindo, por que você deve escolher a Spirulina para fazer parte da sua dieta?

Hoje, esta alga é tipicamente consumida como um suplemento alimentar não apenas pela sua riquíssima concentração de vitaminas, minerais e nutrientes mas também porque pesquisadores já descobriram que ela é capaz de ajudar a combater e prevenir doenças cardiovasculares, alergias, diabetes além de inflamações e problemas de baixa imunidade.

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E quando você vai olhar para a taela nutricional dessa “alga”, você tem a prova definitiva que precisava para começar o consumo imediato.

A Spirulina é riquíssima em proteínas, vitaminas, especialmente as do complexo B (B1, B2, B3 e B12), diversos sais minerais (destaque para cobre, magnésio, ferro, cálcio, potássio e manganês), além ácidos graxos Omega 6 e ômega 3 e uma quantidade surpreendente dos 8 aminoácios essências para nossa vida.

Rica também em carotenoides (alfa, gama e beta), cromo e selênio, a Spirulina possui em seu pigmento azulado (Phycocianina) propriedades altamente benéficas para o organismo. A Spirulina é a mais rica fonte nutricional de GLA, um ácido graxo essencial raramente encontrado em alimentos comuns.

Na verdade, a Spirulina é uma das mais concentradas fontes de ferro da Natureza, oferecendo aproximadamente 8 vezes a quantidade NASA Spirulinapresente no fígado de boi e 26 vezes mais a quantidade de cálcio encontrada no leite.

Seu poder nutricional é tão grande que assustou os pesquisadores da NASA e foi selecionada como uma das melhores fontes alimentares para ser utilizada no espaço. Quando se trata de viagens espaciais, a meta da NASA é buscar alimentos ricos em nutrientes e que ocupem pouco espaço dentro da nave, assim seus pesquisadores acabaram examinando a Spirulina e tiveram resultados impressionantes: em 1kg desse superalimento foi encontrado os mesmos nutrientes que em 1.000kg de vegetais variados!

O que é a Spirulina?

Popularmente conhecida como uma alga e classificada como tal até a década de 60, a spirulina é de fato uma cianobactéria – uma bactéria unicelular capaz de fazer fotossíntese, assim como as plantas. Possui uma estrutura orgânica com a forma de uma espiral e tem uma coloração verde-azulada. As cianobactérias são mais antigas ainda do que as algas e junto com estas, são as grandes responsáveis pelo oxigênio de nosso planeta.

Apesar dela ser cultivada há milhões de anos pelos índios, incas, astecas e outros povos na América Central, África e Europa, apenas de duas décadas pra cá é que vem sendo estudado os reais benefícios da spirulina.

O que é spirulina

Os 8 Principais Benefícios da Spirulina:

  1. Propriedades Anti-Cancerígenas:

    Os potentes antioxidantes presente nessa cianobactéria ajudam na redução, combate e prevenção do câncer. Em 2009 uma equipe chinesa divulgou um estudo sobre os benefícios da Spirulina contra o câncer de mama e uma outra pesquisa na Índia apontou a redução completa em 45% das pessoas estudadas com casos de câncer oral. No geral, estudos realizados mostraram um efeito significativo dela sobre o câncer do fígado, diminuindo a ocorrência de tumores de 80 a 20%.

  2. Poder Antioxidante e Anti-inflamatório:

    A spirulina, além de diversos compostos como carotenoides, vitamina E e ácidos fenólicos, contém um atributo exclusivo das cianobactérias, a ficocianina, o pigmento responsável pela sua coloração verde-azulada com poderosíssimos efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios. Os Antioxidantes além de ajudarem na proteção do corpo contra o câncer, ajudam em doenças cardíacas, envelhecimento precoce e outras danos que os radicais livres podem fazer às células e ao DNA. A Spirulina também ajuda a remover as toxinas do sangue e estimula o sistema imunológico graças a alta concentração de clorofila.

  3. Combate a Anemia:

    De acordo com pesquisas, o tipo de ferro existente na Spirulina é duas vezes mais biodisponível do que o ferro presente nas carnes, e até três vezes mais disponível do que o ferro presente nos vegetais, tornando-a um excelente aliado para aqueles que sofrem de anemia ou buscam prevenção contra este mal. Um estudo feito com 40 idosos com histórico de anemia demonstrou aumento significativo de hemoglobinas e melhora no sistema imunológico.

  4. Desintoxicação:

    As cianobactérias são conhecidas pela notável capacidade de drenar toxinas para fora do organismo, inclusive metais pesados como chumbo. aluminio, cádmio e mercúrio, que são cumulativos e dificeis de serem eliminados. A ação da Spirulina é direta no fígado, ela ajuda a diminuir inflamações, inibe a peroxidação lipídica e diminui a acumulação de triglicéridos no fígado. Como resultado, além de um fígado mais saudável elas impedem que esses metais se acumulem e ajudam a metabolização  e eliminação deles do nosso organismo.

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  5. Combate Alergias:

    A spirulina ajuda a evitar essas reações, reduzindo os níveis de citocinas e inibe a liberação de histaminas, substâncias que contribuem para os sintomas de alergia. Em um estudo com 127 pessoas, todos os sintomas, como congestão nasal, coriza, irritação e outros diminuíram dramaticamente, com uma dose de apenas 2 gramas diárias de spirulina.

  6. Benefícios Contra o Diabetes tipo 2:

    Com o grande poder de reduzir a inflamação sistêmica, ajudando a reduzir a resistência à insulina ela também pode alterar o perfil lipídico e aumentar o HDL (“bom colesterol”). Com isso, ela mostrou grande eficiência na diminuição dos níveis de glicose no sangue. Em um estudo com a spirulina, os resultados foram realmente impressionantes e melhores do que os de medicamentos receitados para diabéticos, como a metformina.

  7. Melhora a Saúde do seu Coração:

    Ela melhora a saúde cardiovascular, em uma variedade de formas: ajuda a melhorar o perfil lipídico, inibe a hipertensão e aumenta a elasticidade dos vasos sanguíneos. Além disso, tem sido eficaz no aumento do bom colesterol HDL . Um estudo recente revelou que, quando homens e mulheres, com idades entre os 18 e 65 anos, tomaram 4,5 gramas de spirulina todos os dias, durante 6 semanas, a sua tensão arterial foi regulada e controlada. Ainda mais interessante, não se mexeu na dieta alimentar durante o estudo!

  8. Contribui para o Emagrecimento Saudável:

    A Spirulina possui diversos poderes que podem e vão ajudar você a conseguir um emagrecimento natural e saudável:

  • Como a spirulina possui uma alta concentração de nutrientes, além de ser muito rica em fibras, o organismo de uma pessoa que ingere a spirulina não sente a carência dos mesmos como o de uma pessoa que se alimenta mal e não faz uso. Por essa razão, a spirulina gera uma contínua sensação de saciedade.
  • Por ser rica em fibras ela também melhora o funcionamento do intestino. Lembre-se apenas de beber bastante líquido para que você não acabe ficando com o intestino preso.
  • Ela possui um poder hidrofílico, ou seja, em contato com a água ela aumenta muito de volume e ocupa muito espaço no estômago para que possamos regular os níveis de glicose no sangue, evitando assim os picos de fome entre as refeições.
  • Seu elevado poder antioxidante ajuda na eliminação de gordura.
  • Possui também em sua composição a vitamina B6 e o triptofano. Ambos estão envolvidos diretamente na produção de um neurotransmissor chamado serotonina. A serotonina é conhecida por estar relacionada com a nossa sensação de prazer, bem-estar e regulação do bom humor. A mesma coisa acontece quando comemos doces. Uma vez que você consuma spirulina e regule sua dosagem de serotonina necessária não sentirá mais a necessidade de comer doces ganhando mais um ponto no seu objetivo de emagrecimento.
  • Sua alta concentração de proteína acaba sendo crucial para criação de músculos. Uma dieta com poucos carboidratos e uma maior ingestão de proteínas o ajudará tanto a emagrecer, quanto a ganhar mais massa muscular.

Como Colocar Spirulina na Minha Alimentação?

comprar spirulinaA spirulina pode ser consumida basicamente de 2 formas de suplementos alimentares: em cápsulas ou em pó.

Eu particularmente recomendo o uso em capsula pois você terá maior liberdade na forma como pretende consumir. A dosagem recomendada do suplemento deste é de 3 a 4g por dia, distribuídas entre as refeições.

Uma indicação pessoal é tomar logo pela manhã, iniciar o dia com um copo de suco de limão “adoçado” com sal rosa do Himalaia para ajudar na ingestão das primeiras capsulas de Spirulina do dia.

 

Importante!

Vale salientar que cada fabricante possui as suas recomendações e dosagens, sendo importante ler a bula e/ou consultar seu nutricionista.

Além disso, é sempre bom buscar saber a procedência da Spirulina que você está comprando e verificar se ela é orgânica. Marcas não-orgânicas podem ter adicionado compostos de nitrato ou estar contaminadas com metais pesados e outras toxinas da água.

Sempre tome a Spirulina com líquidos para melhorar a sua absorção.

E, talvez a mais importante: consulte seu médico/ nutricionista e sempre comece a ingerir Spirulina aos poucos e veja qual será a reação do seu organismo, SIM, ela possui contra-indicações (grávidas, pessoas com alergia a mariscos ou iodo, pessoas com doenças auto-imunes)!

Conheça um pouco mais sobre a Spirulina no vídeo abaixo!

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